segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Logomarca das Olimpíadas de 2016
A logomarca foi escolhida em setembro 2010 pelos 12 integrantes da comissão julgadora do concurso realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O processo seletivo mobilizou 139 agências nacionais e a vencedora recebeu R$ 50 mil pela criação.
A marca Rio 2016 terá, além do reconhecimento internacional, exposição máxima ao longo dos próximos seis anos, em material de divulgação, produtos, objetos e nas imagens dos Jogos, transmitidas a bilhões de espectadores de todo o mundo.
A logomarca apresentada foi criada pelo designer Fred Gelli da Tátil e traz as cores da bandeira nacional e três pessoas dando as mãos, delineando o formato do Pão de Açúcar.
Neste caso o processo de desenvolvimento foi norteado por uma série de conceitos (explicitados no gráfico abaixo), boa parte dos quais se reflete visivelmente no resultado final.
“Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. (…) O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca”, diz o site da Tátil.
"Nossa intenção era de mostrar o jeito carioca de receber. E de uma maneira mais sutil, o nosso cartão postal, o Pão de Açúcar. Ela traz também as cores do Brasil e tem um pouco da nossa informalidade, complementou Gelli.
A logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deve ser a principal arma das campanhas de marketing relacionadas ao evento. A expectativa do Comitê Olímpico Internacional é que o desenho seja visto por 4 bilhões de pessoas.
De acordo com Fred Gelli, as cores e curvas de sua criação devem demonstrar ao restante do mundo o espírito leve da população do Rio de Janeiro, que deve se fazer presente durante toda a Olimpíada.
"Elas traduzem os encontros do verde das montanhas com o sol e o azul do mar. De uma maneira mais objetiva, o azul é o jeito leve do carioca de levar a vida. O verde é o otimismo e o amarelo a alegria. Escolhemos também uma letra descontraída para a marca. Se vocês repararem, ela não tem uma linha reta, são só curvas", explicou.
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